Chefe do Estado-Maior iraquiano é exonerado

Bagdá, 29 Jun 2015 (AFP) - O primeiro-ministro do Iraque, Haider al Abadi, "passou à reserva" o chefe do Estado-Maior do Exército, general Babaker Zebari, o mais alta patente a ser exonerada desde o início da ofensiva contra o grupo Estado Islâmico (EI), iniciada no ano passado, informou nesta segunda-feira uma fonte oficial.

O general Babaker Zebari "passou à reserva" por ordem de Abadi, informou Saad al Hadithi à AFP, sem dar detalhes.

Logo após assumir a chefia do país, em agosto de 2014, Abadi destituiu dezenas de oficiais da polícia e do Exército na tentativa de reestruturar as forças armadas e melhorar seu desempenho, depois do avanço dos jihadistas do EI sobre vastas regiões do norte e do oeste de Bagdá.

Mas não está claro se a exoneração de Zebari, de origem curda, é parte desta reformulação.

Várias divisões do Exército desmoronaram diante do EI, com os militares abandonando suas armas, uniformes e veículos em debandada.

Após a invasão dos Estados Unidos, em 2003, o Exército de Saddam Hussein, com cerca de 450 mil homens, foi dissolvido, dando lugar a uma força de 200 mil soldados cuja missão era garantir a segurança depois da retirada americana, mas tal contingente sofre de problemas por falta de recursos e cadeia de comando.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos