Menina-bomba mata doze pessoas na Nigéria

Em Kano

  • AFP

    Soldado nigeriano inspeciona o local de um ataque cometido por menina-bomba em um mercado de Maiduguri

    Soldado nigeriano inspeciona o local de um ataque cometido por menina-bomba em um mercado de Maiduguri

Uma adolescente matou 12 pessoas ao se explodir em uma mesquita no nordeste da Nigéria, segundo testemunhas.

"Enquanto as pessoas estavam na mesquita para as orações, ela correu para dentro e se explodiu", contou o segurança Danlami Ajaokuta, acrescentando que o ataque ocorreu na quinta-feira, na cidade de Malari.

Segundo a fonte, a menina-bomba tinha aproximadamente 15 anos e não era conhecida na cidade.

O atentado ainda não foi reivindicado, mas o modus operandi corresponde às ações do grupo islamita Boko Haram, que já usou inúmeras vezes meninas como bombas humanas.

O Estado de Borno, onde se encontra a cidade de Malari, é o reduto da insurreição islamita.

Ainda nesta sexta-feira, militantes do Boko Haram executaram 11 homens no nordeste do país. Eles invadiram suas casas, os arrastaram para a rua e os mataram por fugir do recrutamento forçado do grupo armado.

Nos últimos dois dias, quase 200 pessoas foram mortas em ataques cometidos por supostos membros do Boko Haram em aldeias no nordeste da Nigéria.

Segundo testemunhas, dezenas de rebeldes atacaram na quarta-feira três vilarejos remotos do estado de Borno, matando vários moradores e incendiando suas casas.

Trata-se do dia mais sangrento de ataques do grupo extremista desde que o presidente Muhamadu Buhari assumiu o poder em maio.

Os agressores chegaram de moto e caminhonetes nas aldeias e selecionaram alguns homens para executá-los, em pleno jejum do Ramadã.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos