Líder da oposição conservadora e ex-premiê grego, Samaras se demite

Atenas, 5 Jul 2015 (AFP) - Antonis Samaras, ex-premiê grego e líder do principal partido da oposição, o Nova Democracia (conservadores), anunciou na noite deste domingo (hora local) sua renúncia, após a vitória maciça do "Não" no referendo com mais de 60% dos votos.

"Compreendo que o nosso partido precisa de um novo ponto de partida, a partir de hoje renuncio à direção", informou Samaras, que foi premiê no auge da crise, entre junho e 2012 e janeiro de 2015, antes de ser derrotado por seu sucessor, Alexis Tsipras.

O mandato de Antonis Samaras deveria ter terminado em junho de 2016, mas sua frágil maioria, uma coalizão entre a direita e os socialistas do Pasok, falhou em dezembro a eleger seu candidato para o cargo de presidente da República, o que levou a eleições antecipadas.

Seu partido fez campanha pelo "Sim" no referendo deste domingo, adotando a posição de muitos dirigentes europeus, que associaram o "Não" às propostas dos credores sobre novas medidas de austeridade a um risco de saída do país da zona do euro.

jph-hec/od/af-age/lmm/mvv

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos