México detém 22 funcionários após fuga de 'El Chapo'

Na Cidade do México

  • AP

As autoridades mexicanas que investigam a fuga do traficante Joaquín "El Chapo" Guzmán decidiram nesta terça-feira (14) deter 22 funcionários da prisão de segurança máxima onde ele esteve preso por suspeitas de que tenham colaborado com a saída do criminoso.

Ao término do terceiro dia de intensas buscas por Guzmán, líder do cartel de Sinaloa, o procurador-geral decidiu liberar 12 dos 34 funcionários do presídio de El Altiplano que estavam sendo interrogados desde que o homem fugiu, no sábado (11).

Os outros 22 tiveram "sua situação jurídica alterada para 'detidos', o que significa que o Ministério Público presume algum envolvimento" na fuga, informou à AFP uma fonte da procuradoria-geral.

Agora, as autoridades têm 96 horas para continuar investigando os funcionários e determinar se eles serão acusados ou libertados.

O secretário (ministro) do Interior, Miguel Ángel Osorio Chong, reconheceu na segunda-feira (13) que Guzmán contou com "a cumplicidade de funcionários" de El Altiplano, onde estava preso desde fevereiro de 2014.

"O hoje foragido da justiça contou com a cumplicidade de pessoal ou funcionários (...), o que constitui um ato de traição".

A fonte do gabinete do procurador não detalhou se o diretor da prisão, demitido na segunda-feira, está entre os funcionários liberados ou detidos.

O México ofereceu na véspera uma recompensa de US$ 3,8 milhões por informações que levem à captura de Guzmán, que escapou no sábado da prisão de segurança máxima.

Guzmán fugiu por uma abertura cavada na área do banheiro, que tinha ligação com um duto vertical de aproximadamente 10 metros de profundidade habilitado com uma escada, ventilação, iluminação e até uma motocicleta adaptada sobre trilhos que teria servido para transportar as ferramentas e máquinas necessárias para as obras de escavação.

Os Estados Unidos ofereceram ajuda para recapturar rapidamente Guzmán, considerado até sua última prisão o narcotraficante mais poderoso do mundo.

Esta é a segunda fuga de "El Chapo" de uma prisão de segurança máxima. A primeira ocorreu em 2001, quando saiu escondido em um carrinho de lavanderia.

Depois de fortalecer seu império criminoso e liderar sangrentas batalhas contra seus inimigos durante os 13 anos que viveu na clandestinidade, "El Chapo" foi detido em fevereiro de 2014.

México oferece recompensa de US$ 3,8 mi pelo traficante 'El Chapo'

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos