Novos ataques sauditas fazem fracassar trégua humanitária no Iêmen

Áden, Iêmen, 29 Jul 2015 (AFP) - A trégua humanitária prevista até sexta-feira fracassou nesta terça no Iêmen, onde a coalizão árabe liderada pela Arábia Saudita retomou seus ataques aéreos contra os rebeldes xiitas huthis, ao mesmo tempo em que os combates terrestres também prosseguiam.

Imediatamente, o Irã acusou o reino saudita, seu adversário regional, de ter "brincado com fogo e, hoje, com o cessar-fogo" no Iêmen.

"A Arábia Saudita, ao cometer um erro estratégico no Iêmen, brincou com fogo e, hoje, brincou com o cessar-fogo", afirmou a Chancelaria iraniana.

Decretada unilateralmente pela coalizão, a trégua já se viu fragilizada na véspera, dia em que entrou em vigor, pelos combates e ataques da coalizão, que deixaram 12 combatentes mortos.

"Não há trégua", afirmou à AFP o governador de Áden, Nayef al Bekri.

"As forças que apoiam o presidente Abd Rabo Mansur Hadi continuam com suas operações para manter a segurança em Áden, limpando as zonas próximas de Lahj e Abyane", acrescentou.

O encarregado das operações humanitárias da ONU, Stephen O'Brien, pediu ao Conselho de Segurança que "redobre os esforços" para restabelecer uma trégua no Iêmen, visando à entrega da ajuda humanitária.

O'Brien, que assumiu o cargo no final de maio, disse que viajará ao Iêmen nas próximas semanas para avaliar "pessoalmente" as necessidades da população iemenita.

O embaixador do Iêmen, Khaled Hussein Alyemany, informou que a visita será em 9 de agosto.

O Conselho de Segurança da ONU analisava esta noite a situação no Iêmen, mas seus esforços para uma solução negociada não deram frutos até o momento.

Os bombardeios recomeçaram nesta terça ao norte de Áden, a segunda cidade do país, agora em poder das forças governamentais, e também na vizinha província de Lahj, no sul.

Durante o dia, foram realizados três ataques aéreos contra um comboio militar dos huthis e seus aliados em Sabr, a 20 km de Áden.

Já os combatentes pró-governo tomaram o controle de uma estrada que conecta Áden e Abyane, indicaram fontes militares.

Os aviões da coalizão também bombardearam um prédio em mãos dos rebeldes xiitas na região de Jaawala, no norte de Áden, sem provocar vítimas.

Na segunda, aviões da coalizão bombardearam por engano posições das forças pró-governamentais no sul do Iêmen, perto da base aérea de Al-Anad, controlada pelos rebeldes xiitas huthis, na província de Lahj. Doze pessoas morreram.

A pausa de cinco dias, decretada de forma unilateral pela coalizão, começou à meia-noite local (18h de Brasília de domingo) para permitir a chegada de ajuda humanitária aos civis, duramente atingidos após quatro meses de bombardeios.

Os rebeldes, que no ano passado tomaram o controle de grande parte do país, incluindo a capital, não haviam se manifestado sobre se aceitavam a pausa.

Nas últimas 24 horas, 22 insurgentes, dois civis e quatro combatentes favoráveis ao governo morreram no norte de Áden, indicou à AFP o chefe regional da Saúde, Al Jadr Lasuer.

A ONG Human Rights Watch (HRW) afirmou, por sua vez, que o ataque aéreo da coalizão árabe que matou 65 civis em Mokha, sudoeste do país, assemelha-se a um "crime de guerra".

"Com a evidente ausência de alvos militares, este ataque se assemelha a um crime de guerra", denuncia Ole Solvang, chefe da HRW para casos urgentes.

O alvo do ataque foi um bairro residencial reservado aos funcionários de uma central elétrica. A HRW afirma que, segundo o diretor da central, Bagil Jafar Qasim, 65 civis morreram no ataque, entre eles dez crianças.

De acordo com a ONU, mais da metade dos 3.700 mortos em quatro meses de conflito era civis; e 80% da população - isto é, 21 milhões de pessoas - precisam de ajuda, ou proteção, enquanto 10 milhões têm dificuldades para se alimentar, ou até mesmo encontrar água.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos