Policial é indiciado por homicídio de homem negro durante controle de trânsito nos EUA

  • Departamento de Policia de Greenhills/Reuters

    O policial Ray Tensing da Universidade de Cincinnati foi indiciado nesta quarta-feira pela morte de Sam Dubose, 53, em uma blitz de trânsito

    O policial Ray Tensing da Universidade de Cincinnati foi indiciado nesta quarta-feira pela morte de Sam Dubose, 53, em uma blitz de trânsito

Chicago, 29 Jul 2015 (AFP) - Um agente da polícia americana que disparou em Ohio (nordeste) contra um homem negro durante uma blitz em 19 de julho foi indiciado pelo homicídio nesta quarta-feira (29).

"Ele não estava lidando com alguém que era procurado por assassinato, ele estava lidando com alguém que estava sem o documento do veículo", declarou à imprensa o promotor Joseph Deters, do condado de Hamilton.

"Foi, em linguagem clara, uma interpelação podre. Se o motorista começa a se afastar, devemos deixá-lo ir. Não há necessidade de atirar em sua cabeça por este motivo", ressaltou.

O caso se soma a uma lista de outros semelhantes entre negros e agentes da polícia, em que esses civis foram mortos.

"Sinto muito por sua família e lamento muito pela comunidade", afirmou Deters. "É ridículo o que aconteceu", acrescentou.

O autor do crime, o policial da Universidade de Cincinnati Ray Tensing, declarou em um primeiro momento que havia disparado contra a cabeça de Sam Dubose, 43,  depois que ele tentou escapar.

Mas ao rever a gravação feita pela câmera que o próprio policial carregava, tornou-se evidente que a vida de Tensing não esteve em perigo em qualquer momento.

"Não dá para acreditar o quão rapidamente ele saca sua arma e atira na cabeça da vítima. Ocorre talvez em um segundo. É incrível. E não faz sentido", disse Deters.

"Eu acredito que o agente perdeu a paciência porque Dubose não quis sair do carro", acrescentou.

O vídeo mostra como Tensing se aproxima do veículo e pede os documentos de Dubose, que questiona o motivo de ter sido parado e diz ter deixado a carteira em casa. Em seguida, o veículo começa a se afastar lentamente. Num piscar de olhos, a arma aparece no campo visual. A imagem torna-se muito instável, mostrando como Tensing corre atrás do veículo enquanto ele continua rodando.

Dubose morreu imediatamente, de acordo com Deters.

Tensing não deveria ter sido autorizado a portar uma arma, nem uma insignia, segundo Deters.

A Universidade de Cincinnati não abriu nesta quarta-feira e colocou obstáculos nas entradas para evitar reações de protestos ou de violência.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos