Acidente com caminhão no México deixa 26 peregrinos mortos

México, 31 Jul 2015 (AFP) - Um caminhão atropelou uma romaria, da qual participavam cerca de 200 pessoas em Zacatecas, no centro do México, deixando 26 mortos, informou nesta quinta-feira o governo local.

A tragédia aconteceu na tarde de quarta-feira, na pequena comunidade de Mazapil, de 16.000 habitantes, quando um caminhão que levava toneladas de areia perdeu o controle e atropelou centenas de fiéis que seguiam para o templo de São Gregório Magno, informou a procuradora de Zacatecas, Leticia Soto.

Entre os mortos, há dez mulheres e quatro menores, "o menor deles de um ano e quatro meses, e os outros, entre três e cinco anos de idade", completou a procuradora.

De acordo com a secretária estadual de Saúde, Mercedes Juan López, o acidente deixou 120 feridos, dos quais 42 estão internados.

As autoridades identificaram a empresa Construcciones Industriales y Transportistas como a proprietária do caminhão e, agora, procuram o motorista, que fugiu do local depois do acidente.

"De acordo com a perícia preliminar, o motivo é um defeito no veículo de carga (...). Imprudência também, certamente", relatou Soto.

A tragédia aconteceu no primeiro dia das festas do Santo Pai Jesus, celebrada desde o século XVI, entre 29 de julho e 6 de agosto em Mazapil.

Segundo o pároco Filiberto Campos, cerca de mil pessoas de comunidades vizinhas chegaram à cidade para participar da comemoração.

O presidente Enrique Peña Nieto manifestou seus pêsames pelo acidente. Durante um ato público na capital mexicana, deu instruções para que o governo federal ofereça o apoio necessário aos vitimados.

A procuradora Letícia Soto disse que a maioria das vítimas é da comunidade de Santa Rosa, a cerca de 50 km de Mazapil, assim como de Saltillo, no estado vizinho de Coahuila, e de Monterrey, a terceira maior cidade do país e capital de Nuevo León.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos