Topo

Pedaço de mala é encontrado perto de peça que pode ser do voo MH370

Johnny Bègue mostra pedaço da mala encontrado perto do local onde sua equipe achou o destroço - Linfo.re/Antenne Réunion/AFP
Johnny Bègue mostra pedaço da mala encontrado perto do local onde sua equipe achou o destroço Imagem: Linfo.re/Antenne Réunion/AFP

Em Saint-André de La Réunion

30/07/2015 10h46

Um pedaço de uma mala marrom foi encontrado nesta quinta-feira de manhã na ilha francesa de Reunião, no oceano Índico, no mesmo local onde foi recuperado uma peça que poderia ser do Boeing 777 da Malaysia Airlines desaparecido em 8 de março de 2014.

"O pedaço de mala estava aqui desde ontem, mas ninguém prestou atenção", declarou Johnny Bègue, membro de uma associação encarregada da limpeza do litoral que descobriu a peça.

"Ainda é possível ver o zíper da mala preso a um pedaço de lona rígida", relatou, acrescentando ser "tudo muito bizarro, isso tem me dado calafrios".

Segundo o primeiro-ministro da Malásia, Najib Razak, "as informações preliminares sugerem que os destroços pertencem muito provavelmente a um Boeing 777, mas temos que verificar se são do voo MH370".

As autoridades locais haviam afirmado anteriormente que "nenhuma hipótese é descartada, incluindo" que pertença a um Boeing 777.

O escritório especializado em investigação e acidentes da aviação civil francesa (BEA) se encarregou de coordenar a investigação francesa e a investigação internacional, realizada principalmente por especialistas malaios e australianos, segundo a prefeitura da ilha de Reunião em um comunicado.

A descoberta da peça, de dois metros de comprimento e aspecto similar a uma parte da asa de um avião, gerou sentimentos conflitantes entre os parentes das 239 pessoas desaparecidas com o Boeing 777 da Malaysia Airlines que cobria a rota Kuala Lumpur-Pequim em 8 de março de 2014.

As buscas realizadas até o momento levaram as autoridades a acreditar que a aeronave caiu no sul do oceano Índico, devido aos sinais do avião detectados por satélite, mas nunca uma prova física havia sido encontrada.