Topo

Boeing enviará equipe técnica à França para estudar restos de avião

Policiais escoltam veículo que transporta o que se acredita ser uma parte do Boeing 777 do voo MH370 da Malaysia Airlines desaparecido por 16 meses. O material foi encontrado na ilha francesa de Reunião, localizada no oceano Índico e será levado para Toulouse, na França, onde será analisado - Richard Bouhet/AFP
Policiais escoltam veículo que transporta o que se acredita ser uma parte do Boeing 777 do voo MH370 da Malaysia Airlines desaparecido por 16 meses. O material foi encontrado na ilha francesa de Reunião, localizada no oceano Índico e será levado para Toulouse, na França, onde será analisado Imagem: Richard Bouhet/AFP

Em Nova York (EUA)

31/07/2015 20h28

A fabricante norte-americana de aviões Boeing anunciou nesta sexta-feira que enviará uma equipe "técnica" à França para participar na perícia do fragmento da asa encontrada na ilha Da Reunião (Oceano Índico). O destroço pode pertencer ao Boeing 777 da Malaysia Airlines, desaparecido em março de 2014.

Está previsto que a perícia comece na próxima quarta-feira perto de Toulouse e que ela determine se o fragmento encontrado na ilha francesa está relacionado com o acidente que deixou 239 vítimas.

"A Boeing enviará uma equipe técnica para participar na análise do fragmento, a pedido das autoridades (francesas) da aviação civil que conduzem a investigação", esclareceu a companhia aérea em uma mensagem à AFP.

Contatada pela AFP, a Boeing não quis informar quantos técnicos serão enviados nem a data.

"Nosso objetivo (...) não é somente encontrar a aeronave, mas também determinar o que aconteceu e por quê", disse Doug Alder, um porta-voz da companhia.

O fragmento encontrado na quarta-feira sobre uma praia da ilha francesa, no oeste do Oceano Índico, foi enviado a Paris nesta sexta-feira à noite em um voo da Air France, constatou a AFP.

Segundo uma fonte próxima ao tema, o destroço será levado a Toulouse por terra, "escoltado por veículos da polícia", segundo uma fonte próxima ao tema, onde será submetido a perícias a partir "da quarta-feira pela tarde".

A análise será feita por um laboratório dependente do Ministério de Defesa na presença de investigadores malásios, anunciaram nesta sexta-feira as autoridade judiciais de Paris.

Pedaços de uma maleta marrom encontrado ao lado do fragmento da aeronave serão periciados em um laboratório da polícia perto de Paris, segundo as autoridades judiciais francesas.

A duração das análises não foi informada.