EUA espionaram governo do Japão e empresas do país (WikiLeaks)

Tóquio, 31 Jul 2015 (AFP) - Os Estados Unidos espionaram funcionários de alto escalão do governo do Japão, líderes de empresas japonesas e o governador do Banco Central (BoJ), revelou nesta sexta-feira o site especializado WikiLeaks.

O site fundado por Julian Assange publicou a lista de "35 alvos secretos (da Agência de Segurança Nacional) NSA no Japão, entre eles o governo japonês e empresas japonesas como Mitsubishi", disse o WikiLeaks.

"Muitos funcionários do Banco Central", incluindo o governador Haruhiko Kuroda, também foram alvos de escutas.

O primeiro-ministro, Shinzo Abe, não é mencionado.

Esta acusação de vigilância a um aliado próximo dos Estados Unidos pela NSA chega após a revelação sobre a espionagem americana a outros aliados, como Alemanha ou França.

"Os documentos mostram a profundidade da vigilância ao governo japonês e o fato de que as informações de muitos ministérios e serviços governamentais foram recompiladas e analisadas", afirma o WikiLeaks.

Demonstram "um conhecimento detalhado de deliberações internas do Japão sobre temas como as importações de produtos agrícolas e as disputas comerciais, as posições japonesas na rodada de Doha da Organização Mundial do Comércio, projetos de desenvolvimento técnico do Japão, sua política em matéria de mudanças climáticas", entre outros, afirma o site.

As autoridades japonesas não haviam reagido à informação até a tarde desta sexta-feira.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos