Mulá Akhtar Mansur é novo líder dos talibãs afegãos

Cabul, 31 Jul 2015 (AFP) - Os talibãs afegãos nomearam o mulá Akhtar Mansur como novo líder, um dia depois de confirmarem a morte de seu chefe histórico, mulá Omar - de acordo com um comunicado divulgado nesta sexta-feira.

"Depois da morte [do mulá Omar], o conselho diretor e os dignatários muçulmanos de todos os países nomearam como líder seu amigo próximo e ex-braço direito, o mulá Akhtar Mansur", informaram.

Mansur terá de liderar um movimento dividido e ameaçado pela concorrência do Estado Islâmico em seu território.

Afegão da etnia pashtun, assim como seu predecessor, Mansur é considerado o braço direito do mulá Omar. Durante o regime talibã no Afeganistão (1996-2001), ocupava o posto de ministro da Aviação Civil.

"Quando o mulá Omar estava vivo, o mulá Akhtar Mansur era considerado digno de sua confiança e a pessoa idônea para assumir grandes responsabilidades", afirmam os talibãs no texto redigido em pashtun.

Também foram nomeados dois adjuntos: o mulá Haibatula Akhundzada, ex-chefe dos tribunais dos talibãs, e Sirakhudin Haqani, filho de Khalaludin Haqani e líder da rede de mesmo nome.

Esta última é um influente braço da rebelião talibã, próximo à Al-Qaeda e responsável por muitos ataques contra as forças de segurança afegãs e americanas.

bur-ac/psr/tjc/tt

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos