Primeiro-ministro do Iêmen visita Áden após exílio na Arábia

Aden, Iêmen, 1 Ago 2015 (AFP) - O primeiro-ministro iemenita no exílio, Khaled Bahah, chegou neste sábado a Áden, a grande capital do sul do país, recentemente reconquistada pelas tropas do governo, após quatro meses de guerra contra os rebeldes xiitas huthis.

Bahah, também vice-presidente da República, permanecerá algumas horas na cidade antes de viajar para um local desconhecido, segundo fontes de sua equipe.

O primeiro-ministro viajou em um avião militar saudita procedente de Riad, onde o presidente Abd Rabo Mansur Hadi e seu governo se exilaram em março, após o avanço dos rebeldes em Áden.

Bahah é o dirigente mais importante a retornar a Áden desde o anúncio, em meados de julho, da reconquista da cidade portuária.

Nos últimos dias, vários integrantes do governo retornaram a Áden para pacificar a cidade e começar a organizar as obras de reconstrução das infraestruturas seriamente danificadas pelos combates.

Bahah afirmou que sua presença confirma a "libertação de Áden e a normalização da vida". Também prometeu visitar alguns feridos do conflito.

Vários dirigentes do governo no exílio acompanharam o primeiro-ministro a bordo de um segundo avião para supervisionar a restauração dos serviços públicos e reabrir os edifícios governamentais, informou o ministro dos Direitos Humanos, Ezzedin al-Isbahi.

De acordo com o ministro, a televisão estatal retomará em breve a programação em Áden.

faw-mou/fp

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos