Irã: acordo nuclear oferece "novo clima" para solucionar crises regionais

Teerã, 2 Ago 2015 (AFP) - O presidente iraniano Hassan Rohani declarou em entrevista televisionada neste domingo que o acordo sobre o programa nuclear de seu país alcançado com as grandes potências criará "um novo clima" para solucionar crises regionais como as do Iêmen e a da Síria.

"Vamos insistir em nossos princípios na região, mas seguramente o acordo nuclear criará um novo clima para uma solução política mais rápida das crises regionais", afirmou Rohani, ressaltando que "nunca teve dúvidas" sobre o êxito das negociações.

"A solução final no Iêmen é política, na Síria a solução final é política. O clima será um pouco melhor para as ações que queremos realizar e nossos princípios serão seguidos", insistiu Rohani.

O secretário de Estado americano, John Kerry, afirmou neste domingo no Cairo que o acordo sobre o programa nuclear iraniano vai tornar o Oriente Médio mais seguro.

"Estados Unidos e Egito reconhecem que o Irã está implicado em atividades desestabilizadoras na região, e por isto é tão importante assegurar que o programa nuclear iraniano continua sendo plenamente pacífico", disse Kerry.

Do Egito Kerry foi para Doha, onde, na segunda-feira, se encontrará com os colegas do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG: Arábia Saudita, Bahrein, Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Omã e Catar) para tentar dissipar os temores a respeito do acordo sobre o programa nuclear iraniano.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos