Topo

Japão divulga gravação do discurso de imperador sobre o fim da 2ª Guerra

Oficiais norte-americanos observam o general japonês Yoshijiro Umezo assinar a rendição do país na Segunda Guerra Mundial - Reuters
Oficiais norte-americanos observam o general japonês Yoshijiro Umezo assinar a rendição do país na Segunda Guerra Mundial Imagem: Reuters

Em Tóquio

02/08/2015 09h53

A gravação original do discurso do imperador Hirohito anunciando a rendição do Japão e, por consequência, o fim da Segunda Guerra Mundial retornou de forma digital, a poucos dias do 70º aniversário do fim do conflito.

A Agência da Casa Imperial publicou no sábado o áudio original das gravações em vinil do discurso, que Hirohito pronunciou em 15 de agosto de 1945.

Até o momento existia apenas uma cópia de baixa qualidade feita pelas forças de ocupação americanas em 1946.

Os quatro minutos e meio do discurso feito no rádio, que a agência remasterizou digitalmente, estão disponíveis para o público no site (www.kunaicho.go.jp).

Apesar do ruído de fundo ainda ser ouvido na nova gravação, um funcionário oficial afirmou ao jornal "Yomiuri Shimbun" que "o tom de voz e a entonação refletem o ambiente natural do imperador e se aproxima de sua verdadeira voz".

O discurso de rendição do Japão, que aceitava a Declaração de Postdam, foi gravado em 14 de agosto no palácio imperial e transmitido ao meio-dia de 15 de agosto.

A grande maioria dos japoneses ouviu pela primeira vez a voz do imperador.

Os cinco vinis originais, que pertencem à coleção da família imperial, estão entre os documentos e materiais históricos disponibilizados ao público este ano para celebrar o fim da guerra.

A agência também publicou fotos e filmes de um abrigo antiaéreo localizado no palácio, que não foi utilizado desde o fim da guerra.