Topo

Baleia perdida nada em canal de Buenos Aires

Em Buenos Aires

03/08/2015 20h50

Uma baleia de pequeno porte apareceu nadando, nesta segunda-feira (3), na água doce dos diques de Puerto Madero, a poucos metros do centro da capital argentina, Buenos Aires.

O animal se movimentava perto de um grupo de veleiros atracados em Puerto Madero. os especialistas não conseguiram determinar se era uma baleia franca, azul ou Minke.

"Independentemente da espécie, todas essas populações estão em aumento atualmente, ocupando espaços que ocupavam há 100, ou 200 anos, quando eram abundantes, e que perderam durante o século passado", disse o pesquisador de mamíferos marinhos, Enrique Crespo, do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Conicet), ao canal Todo Noticias.

Equipes da Prefeitura se encarregaram de orientar a baleia para chegar a águas abertas.

Segundo Crespo, pode-se tratar de um animal adulto que esteja migrando e que perdeu seu rumo, o que aumenta sua chance de sobrevivência. Se for um filhote que se separou da mãe, seu destino é menos favorável.

"É difícil dizer o que está fazendo, sem sequer saber de que espécie é. Não se sabe se é uma cria, ou se é jovem", completou o especialista.

O presidente do Instituto de Conservação de Baleias, Diego Taboada, considerou "evidente que é uma baleia pequena que está totalmente fora de seu habitat e é preciso orientá-la".

Ele não acredita que o animal vá sobreviver.

"Está com problemas vitais importantes e, depois que for levada para longe da costa, é possível que, depois, encontrem-na encalhada no outro lado", completou, explicando que é ruim para o animal estar em água doce, "onde começam a se infectar e outros fatores entram em jogo".

Todos os anos, as baleias francas migram para as águas frias do Mar Argentino, 1.400 km ao sul de Buenos Aires. Sua passagem entre maio e dezembro é uma esperada atração turística, mas é incomum vê-las em águas doces.