EUA fecham acordo para acelerar a venda de armas aos países do Golfo

Em Doha

  • Kena Betancur/AFP

Os Estados Unidos vão acelerar suas vendas de armas aos países do Golfo, assegurou nesta segunda-feira o secretário de Estado americano John Kerry em Doha.

"Nós chegamos a um acordo para acelerar algumas vendas de armas que são necessárias e que demoraram muito no passado", declarou Kerry durante coletiva de imprensa no Catar, depois de uma reunião com seus colegas dos países membros do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG).

Kerry se empenhou em oferecer a seus colegas do Golfo garantias sobre as consequências para a região do acordo sobre o programa nuclear iraniano.

Kerry, em viagem pelo Oriente Médio, já visitou o Egito no domingo e, nesta segunda, falará na capital co Catar em uma reunião de ministros de das Relações Exteriores dos países membros do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG), composto pela Arábia Saudita, Bahrein, Emirados Árabes Unidos, Omã, Kuwait e Catar.

Posteriormente, Kerry participará em um encontro tripartite inédito com seus colegas russo e saudita, Serguei Lavrov e Adel Al Jubeir, para abordar essencialmente o conflito sírio, segundo uma fonte do departamento de Estado.

As monarquias do Golfo desconfiam das ambições regionais de Teerã, apesar de a Arábia Saudita, grande adversária do Irã na região, ter expressado oficialmente seu apoio ao acordo nuclear.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos