Lavrov condena projeto americano de novos bombardeios na Síria

Doha, 3 Ago 2015 (AFP) - O ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, classificou de "contraproducentes" as medidas extras anunciadas por Washington para defender e apoiar seus aliados, em meio aos combates na Síria.

"É contraproducente anunciar publicamente que grupos armados treinados pelos Estados Unidos (...) estarão sob a proteção da Força Aérea da coalizão internacional" que intervém na Síria sob o comando de Washington, declarou Lavrov, em entrevista coletiva no Catar.

O chanceler também criticou o fato de que, "para proteger esses grupos, essa Aviação esteja autorizada a atacar qualquer força que puder - insisto nessa palavra - o que pode se pode considerar como um impedimento à ação dos próprios grupos".

Lavrov contou que tratou desse assunto em uma reunião com o secretário de Estado americano, John Kerry, e com o ministro saudita das Relações Exteriores, Adel al-Jubeir, respectivamente.

O encontro aconteceu nesta segunda-feira, em Doha, para tratar essencialmente do conflito sírio.

Um pouco mais cedo, o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, havia anunciado que a Síria "não deve interferir" nas ações das forças integradas pelos americanos para combater o Estado Islâmico (EI).

nr-hj/cnp/age/tt

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos