Topo

Marroquino morre asfixiado ao tentar chegar à Espanha em uma mala

Em maio deste ano, um menino de oito anos foi retirado de uma mala na verificação de segurança da fronteira espanhola com Marrocos - Reuters
Em maio deste ano, um menino de oito anos foi retirado de uma mala na verificação de segurança da fronteira espanhola com Marrocos Imagem: Reuters

Em Madri (Espanha)

03/08/2015 09h11

Um marroquino de 27 anos morreu asfixiado quando tentava entrar de forma clandestina na Espanha dentro de uma mala, em um carro a bordo de um ferry (balsa), informou a Guarda Civil.

Seu irmão mais velho, de 34 anos, embarcou legalmente no veículo a bordo da balsa que une Melilla (encrave espanhol no Marrocos) e Almeria (sul da Espanha).

Aparentemente, ele tentava fazer com que seu irmão mais novo chegasse à Espanha escondido no carro, segundo a fonte.

Durante a viagem, o homem descobriu que o rapaz não estava respirando e avisou a tripulação, mas os esforços de reanimação foram em vão. O irmão mais velho foi detido e indiciado por homicídio involuntário.

No início de maio, um menino de 8 anos da Costa do Marfim também foi descoberto pela Guarda Civil escondido em uma mala no porto fronteiriço entre Marrocos e Ceuta. O pai, residente na Espanha, tentava fazê-lo chegar clandestinamente porque seu salário era insuficiente para pedir autorização de residência para seu filho. A imagem de raio-X do menino dentro da mala em posição fetal causou grande indignação na Espanha, e por fim o menino obteve permissão para residência provisória.

Todos os anos, milhares de imigrantes arriscam a vida para chegar a Ceuta e Melilla, as únicas fronteiras terrestres entre a África e a União Europeia.

No domingo (2), quatro imigrantes subsaarianos se afogaram tentando chegar a nado a Ceuta vindos do litoral marroquino.