Começa julgamento por acobertamento do ataque a centro judeu argentino

Em Buenos Aires (Argentina)

Um tribunal argentino começa nesta quinta-feira (6) a julgar o ex-presidente Carlos Menem e outros 12 acusados por acobertar e desviar provas no processo sobre o atentado contra o centro judeu AMIA, que deixou 85 mortos em Buenos Aires, em 1994.

Menem, no entanto, não compareceu à primeira audiência, e o anúncio de sua ausência por problemas de saúde foi recebido com vaias no tribunal. O advogado de defesa afirmou que seu cliente de 85 anos vai acompanhar a audiência por vídeoconferência.

Outro réu ausente foi o ex-chefe dos serviços de inteligência Hugo Anzorreguy, que também deve seguir a audiência por videoconferência de uma clínica, onde está internado devido a uma infecção.

Junto ao agora senador Menem e Anzorreguy, o destituído juiz Juan José Galeano, que era encarregado da instrução, e um ex-dirigente da comunidade judia figuram entre os réus que enfrentarão o Tribunal Oral Criminal Federal 2 na capital.

Desde 18 de julho de 1994, quando foi realizado o pior atentado da história argentina, em um tradicional bairro comercial de Buenos Aires, parentes das vítimas reclamam justiça.

A Justiça argentina acusa ex-funcionários do Irã de terem organizado o ataque contra a Associação Mutual Israelita Argentina (AMIA) e de terem encarregado o grupo armado libanês Hezbollah de realizar o ataque, algo que Teerã sempre negou.

Mas os que estarão agora no banco dos réus não são acusados do atentado em si, e sim de terem ocultado provas e obstruído as investigações.

Entre outros delitos, os réus são acusados de violação dos meios de prova, falsidade ideológica, acobertamento, abuso de autoridade e peculato e, em alguns casos, coação de testemunhas, privação abusiva da liberdade e prevaricação (por resolver com base em provas adulteradas).

Este é o segundo julgamento relativo ao atentado contra a AMIA, depois que, em 2004 outro processo foi anulado por um tribunal que absolveu todos os acusados argentinos de promover apoio logístico.

Entre eles estava Carlos Telleldín, um vendedor de carros roubados acusado de ter fornecido a picape repleta de explosivos que fez o prédio vir abaixo, causa pela qual voltou a ser processado em 2014.

Telleldín, que já cumpriu dez anos de prisão preventiva, estará novamente no banco dos réus por ter cobrado US$ 400 mil para culpar falsamente vários policiais envolvidos e também absolvidos em 2004.

O ex-juiz federal Juan José Galeano, que estava encarregado da investigação desde o primeiro momento, é acusado pelo pagamento de US$ 400 mil a Telleldín, episódio que foi gravado.

Galeano alegou que este pagamento ilegal era imprescindível para esclarecer o atentado.

Entre os acusados também estarão dois ex-comissários, apontados por terem perdido centenas de horas de escutas telefônicas, dois ex-promotores e, inclusive, Ruben Beraja, que era presidente da Delegação de Associações Israelitas Argentinas (Daia) nos anos 1990.

Menem é acusado de ter recomendado ao juiz que abandonasse a chamada 'pista síria', que envolvia o cidadão dessa origem Alberto Kanoore Edul. As famílias de ambos, imigrantes da Síria, mantinham vínculos.

A hipótese síria supõe uma vingança do então presidente da Síria, Hafez El-Assad, a quem Menem negou fornecer material militar sob pressão dos Estados Unidos, apesar de suas promessas pré-eleitorais, quando recebeu uma importante ajuda financeira para sua campanha eleitoral.

Além das pistas iraniana e síria, outra linha jamais investigada apontou para um grupo de extrema-direita argentino.

Sobre o ex-presidente já pesa uma condenação de sete anos de prisão por contrabando de armas para a Croácia e o Equador entre 1991 e 1995, mas isso só será efetivado quando ele perder o fórum privilegiado de senador.

Mistério eterno

Três associações de familiares das vítimas e os policiais falsamente acusados constituem os autores da ação neste julgamento.

Diana Malamud, dirigente da Memória Ativa, que agrupa os familiares de vítimas da AMIA, e viúva do atentado, afirmou que espera por condenações exemplares de prisão para todos os acusados.

"Eles são responsáveis pelo fato de hoje não termos chegado à verdade", afirmou.

Quase 140 testemunhas falarão durante este julgamento, cujo início demorou três anos desde que acabou a instrução, iniciada em 2000.

A pedido do Memória Ativa, Paulo Vannuchi, observador internacional da Comissão Inter-Americana de Direitos Humanos, estará presente no julgamento.

A questão da AMIA ressurgiu em janeiro passado, quando o promotor da causa desde 2004 foi encontrado morto em seu apartamento, em um episódio ainda não esclarecido.

Ele acusaria a presidente Cristina Kirchner de tentar encobrir os iranianos envolvidos no atentado, ao assinar, em 2013, um memorando entre Buenos Aires e Teerã para permitir o interrogatório dos indiciados no Irã.

A denúncia do promotor morto foi rejeitada em três instâncias judiciais por inexistência do delito.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos