Topo

Indonésia retira primeiros corpos de avião acidentado

19/08/2015 07h43

Jayapura, Indonésia, 19 Ago 2015 (AFP) - Seis dos 54 corpos das vítimas do acidente aéreo de domingo no leste da Indonésia foram retirados nesta quarta-feira da área da tragédia e levados para a cidade de Oksibil, que deve receber outros 11 cadáveres, informou o exército indonésio.

A aeronave, um ATR 42-300 da companhia indonésia Trigana Air com 54 pessoas a bordo (44 passageiros adultos, cinco crianças e cinco tripulantes), todos indonésios, caiu em consequência do tempo ruim nas montanhas Bintang, uma área de selva que não tem vias de acesso por terra, a 15 km do aeroporto de Oksibil, onde deveria acontecer o pouso.

As operações para a retirada dos corpos começaram com atraso em consequência das condições do tempo.

Seis corpos já estão em Oksibil e 11 estão sendo transportados por terra, a pé, através da selva, afirmou à AFP Pudji Teguh Rahardjo, porta-voz do exército na província de Papua.

Quase 300 pessoas participam nas operações de recuperação dos corpos.

"As atuais condições não nos permitem utilizar os helicópteros", disse Rahardjo.

Os destroços do avião e os corpos foram localizados na terça-feira.

As equipes de emergência também encontraram as caixas pretas da aeronave e os malotes com dinheiro - parcialmente queimados - correspondentes a 6,5 bilhões de rupias (420.000 euros), transportados por funcionários dos Correios para a distribuição entre as famílias pobres da região.

A Trigana Air, pequena empresa fundada em 1991 que oferece 40 conexões domésticas, está na lista de companhias proibidas de voar na União Europeia.

str-np-sr/fp