Venezuela chama para consultas seu embaixador na Colômbia

Caracas, 28 Ago 2015 (AFP) - A Venezuela chamou para consultas nesta quinta-feira seu embaixador na Colômbia, informou a chanceler Delcy Rodríguez, em meio à crise bilateral desatada pela decisão do governo venezuelano de fechar a fronteira e deportar colombianos.

"Seguindo instruções do presidente @NicolasMaduro, chamamos para consultas nosso embaixador na República da Colômbia, Iván Rincón", publicou Rodríguez no Twitter.

A decisão de Caracas ocorre horas após o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, anunciar a convocação de seu embaixador na Venezuela, Ricardo Lozano, diante do comportamento "inaceitável" do governo venezuelano em relação à fronteira.

"Revisaremos integralmente as relações com a Colômbia em razão das agressões que sofre nosso povo pelo 'paramilitarismo' e a guerra econômica", escreveu Delcy Rodríguez no Twitter.

Caracas fechou a fronteira após um ataque de desconhecidos contra militares venezuelanos, na semana passada, durante uma operação de combate ao contrabando no estado de Táchira, em uma ação que Maduro atribuiu a "paramilitares colombianos".

Desde então, 1.097 colombianos foram deportados da Venezuela, e entre 5 mil e 6 mil saíram do país voluntariamente, a maioria cruzando o rio Táchira, fronteira natural entre os dois países.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos