Húngaros prestam homenagem aos 71 imigrantes mortos em caminhão

Budapeste, 28 Ago 2015 (AFP) - Dezenas de húngaros se dirigiram nesta sexta-feira à estação ferroviária central de Budapeste, onde acenderam velas em memória dos 71 imigrantes que tiveram os corpos encontrados esta semana em um caminhão abandonado na Áustria.

Centenas de velas iluminavam as grades da estação de trem de Keleti onde, durante as últimas semanas, milhares de refugiados passam a noite, fazendo uma pausa em seu longo trajeto rumo aos campos de refugiados na Hungria ou a outros países europeus.

"Vim em uma demonstração de lembrança e solidariedade àquelas pessoas que morreram no caminhão", disse à AFP Pali, morador da capital, que participou da vigília.

"E também com todos os que estão em perigo de ser expostos a condições similares apenas por tentar chegar a uma sociedade mais humana ou por tentar salvar suas vidas", acrescentou.

"Haverá outras 71 pessoas aqui que pagarão a um contrabandista para partir amanhã mesmo", disse à AFP o bengalês Hussein, que dorme em Keleti desde a terça-feira.

Os corpos em decomposição foram encontrados na quinta-feira em um caminhão abandonado em uma área de descanso de uma auto-estrada austríaca, perto da fronteira com a Hungria.

A polícia austríaca informou nesta sexta-feira que o caminhão saiu provavelmente de Budapeste na quarta-feira.

Autoridades búlgaras anunciaram a prisão de quatro pessoas, três búlgaros e um afegão, suspeitos de ser os "executores de um bando búlgaro-húngara de tráfico de seres humanos", segundo o porta-voz da polícia austríaca, Hans Peter Doskozil.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos