Kim Jong-un: armas nucleares permitiram acordo com Seul

Em Seul (Coreia do Sul)

  • KCNA/Reuters

    Kim Jong-un explicou que graças à Coreia do Norte o acordo foi concluído

    Kim Jong-un explicou que graças à Coreia do Norte o acordo foi concluído

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, garantiu nesta sexta-feira (28) que foram as armas nucleares - e não as negociações - que permitiram fechar o acordo "histórico" com Seul para acabar com a escalada militar na península.

O jovem dirigente, que presidiu a reunião da Comissão Militar Central, explicou que graças à Coreia do Norte o acordo foi concluído e colocou dois Estados adversários no caminho "da reconciliação e da confiança", segundo a agência oficial de notícias KCNA.

O acordo negociado na localidade de Panmunjom, na fronteira comum, permitiu reduzir a tensão militar quando os dois países pareciam à beira do confronto.

Seul se comprometeu a desligar os alto-falantes que faziam propaganda na fronteira, enquanto Pyongyang expressou seu arrependimento pela explosão de minas que mutilaram dois soldados sul-coreanos, no início do mês.

Os dois países também concordaram em dialogar

Para Kim Jong-un, isto não quer dizer que seu país negociará sobre um eventual final de seu programa de armamento nuclear, algo que foi um fator essencial para a paz.

O acordo de Panmunjom "não foi obtido na mesa de negociações, e sim graças a gigantesca força militar e de dissuasão nuclear defensiva" da Coreia do Norte.

A "prioridade número um" é manter os esforços para reforçar as capacidades militares da Coreia do Norte, disse Kim.

O líder norte-coreano reconheceu que o acordo representa "uma ocasião histórica determinante" que poderá inaugurar uma nova era nas relações bilaterais.

As duas Coreias continuam tecnicamente em guerra há 65 anos, já que o conflito terminou com um simples cessar-fogo, sem um tratado de paz formal.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos