Naufrágio de barco de migrantes na Líbia deixou 76 mortos

Zuwara, Libia, 28 Ago 2015 (AFP) - Os corpos de pelo menos 76 migrantes foram recuperados e 198 pessoas foram resgatadas após o naufrágio de um barco com quase 300 passageiros nas costas da Líbia, informou o Crescente Vermelho.

"Ainda existem desaparecidos, dezenas, mas não sabemos o número exato", disse o porta-voz do Crescente Vermelho, Mohamed al Masrati.

Na quinta-feira, uma fonte da Guarda Costeira líbia anunciou a recuperação de 30 corpos, mas que dezenas de pessoas continuavam desaparecidas após o naufrágio de uma embarcação perto da cidade de Zuwara, que fica 160 km ao oeste de Trípoli.

Também afirmou que muitas pessoas a bordo eram procedentes de países africanos.

As saída de migrantes não para de aumentar nos 1.770 quilômetros das costas da Líbia desde a queda do regime de Muamar Khadafi em 2011, que deixou o país em uma situação de caos.

A Líbia tem dois governos e dois Parlamentos rivais, um cenário que facilita a ação dos traficantes de seres humanos.

O país fica a pouco mais de 300 km da ilha italiana de Lampedusa, que centenas de migrantes procedentes da África, Síria ou outras zonas em conflito tentam alcançar a cada semana.

Mais de 300.000 migrantes atravessaram o Mediterrâneo desde janeiro e mais de 2.500 pessoas morreram na tentativa de chegar à Europa, anunciou o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur).

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos