Topo

Incêndio arrasa ao menos dois mil hectares de florestas na Galícia

30/08/2015 18h58

Madri, 30 Ago 2015 (AFP) - Um incêndio foi declarado por volta do meio-dia deste domingo na comuna de Cualedro, na Galícia, no noroeste da Espanha, afetando pelo menos dois mil hectares de florestas, segundo fontes da região.

Este é o primeiro grande incêndio florestal da comunidade gallega registrado este ano.

Um balanço anterior reportou danos em mil hectares de mata.

O Ministério da Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente enviou nove aeronaves para ajudar a extinguir o incêndio, declarado em Cualedro (província de Orense).

"Foram enviados seis aviões anfíbios Canadair, dois aviões de carga em terra, um avião de comunicações e uma Brigada de Reforço contra Incêndios Florestais", anunciou o ministério.

Neste domingo, por volta das 18H44 locais (13H44 de Brasília), sete focos importantes permaneciam ativos em diferentes regiões da Espanha, três na Galícia, um em Cantábria, um em Castela-Leão, bem como outro na Catalunha e em Extremadura.

O ministério também aportou ajuda para apagar outros dois incêndios em Portugal, na fronteira com a província de Zamora (noroeste).

A província de Orense, onde fica Cualedro, foi a mais devastada no período 2001-2013, com mais de 160.000 hectares incendiados do total de 1,5 milhão em todo o país, segundo a fundação cidadã Civio.

Desde o começo do ano, os incêndios florestais devastaram mais de 65.000 hectares na Espanha. No começo de julho, as chamas destruíram 14.400 hectares perto de Zaragoza (nordeste). Nenhum incêndio destas proporções tinha sido registrado desde o verão de 2012 no hemisfério norte.