Adiada reunião da Unasul sobre crise Colômbia-Venezuela

Quito, 1 Set 2015 (AFP) - O governo equatoriano informou nesta segunda-feira que foi adiada a reunião dos chanceleres da Unasul para tratar da crise entre Colômbia e Venezuela, encontro que havia sido anunciado por Bogotá para esta quinta-feira, em Quito, sede do organismo sul-americano.

O encontro "não será no dia 3 (de setembro), e está ciente a presidência temporária" da União das Nações Sul-Americana (Unasul), que exerce o Uruguai, disse à imprensa Xavier Lasso, chanceler encarregado do Equador

Na sexta-feira, a chanceler colombiana, María Ángela Holguín, anunciou uma reunião extraordinária de chanceleres para tratar da crise fronteiriça e diplomática com a Venezuela pelo fechamento da fronteira realizado por Caracas há duas semanas, que resultou na deportação de 1.100 colombianos.

Contudo, Lasso disse ao portal Ecuadorinmediato que o encontro não poderá ser realizado na próxima quinta-feira porque a chanceler da Venezuela, Delcy Rodríguez, estará em visita oficial na China e no Vietnã.

"Este é um conflito de dois: Venezuela e Colômbia. Não se pode fazer uma reunião se uma das duas partes não estiver presente", argumentou o responsável equatoriano.

Lasso completou que possivelmente o encontro diplomático será realizado em 8 de setembro em Quito, mas disse que a data está sujeita a alterações.

"Vamos ver se a Colômbia aceita o dia 8 (de setembro). O que está claro é que o dia 3 não é possível", informou o chanceler encarregado.

A chanceler Holguín comentou o adiamento afirmando que "vamos avaliar se vale à pena e se justifica ir à Unasul".

Segundo a chanceler colombiana, seu governo busca "que o continente conheça a decisão da Venezuela de expulsar os colombianos de uma maneira indigna" de seu território.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos