Incêndio deixa oito mortos em bairro popular de Paris

Paris, 2 Set 2015 (AFP) - Oito pessoas, incluindo duas crianças, morreram na madrugada desta quarta-feira no incêndio em um edifício de um bairro popular ao norte de Paris.

A polícia francesa suspeita de um incêndio criminoso.

"Vi chamas, vi corpos no chão", disse à AFP Tissem Ferjani, que mora perto do local do incêndio, o mais grave na capital francesa na última década.

"Eram pouco mais de quatro da manhã e os gritos me acordaram, as pessoas gritavam pedindo ajuda. Não tinham opção: ou ficavam em seus andares e morriam ou saíam pelas janelas e se jogavam. Todos os moradores do bairro tentaram ajudar", completou.

"A pista criminosa está sendo privilegiada", confirmou o ministro do Interior, Bernard Cazeneuve.

Um homem que poderia estar no local do incêndio foi detido para interrogatório, segundo fontes próximas ao caso.

Ele foi detido com base na "análise dos primeiros depoimentos e das imagens das câmeras de segurança, mas somos muito prudentes, pois estamos no início da investigação", disse à AFP uma das fontes.

"Faremos tudo para esclarecer a origem deste drama", anunciou o presidente François Hollande em um comunicado.

A suspeita de um ato deliberado se deve ao fato de que dois princípios de incêndio foram registrados no mesmo edifício com duas horas de intervalo durante a noite.

"Aconteceram duas intervenções diferentes no mesmo endereço", às 0H23 e 2H30 GMT, afirmou o porta-voz do corpo de bombeiros de Paris, comandante Gabriel Plus.

O primeiro foi um fogo provocado por papéis e "limitado". O segundo provocou a morte das vítimas.

"É evidente que quando acontecem duas ligações na mesma noite pode ser um ato mal-intencionado", disse o porta-voz do ministério do Interior, Pierre-Henry Brandet.

Segundo os bombeiros, que conseguiram resgatar sete pessoas em meio as chamas, duas das oito vítimas fatais se jogaram pelas janelas para escapar das chamas. Os outros seis morreram intoxicados.

O fogo começou no térreo e se propagou aos cinco andares do prédio pelas escadas.

Cobertos por uma lona diante do edifício, os corpos das vítimas foram retirados do local durante a manhã.

Mais de 100 bombeiros participaram no combate às chamas e o fogo foi apagado às 8H00 (3H00 de Brasília), mas a intervenção prosseguia, segundo as autoridades.

O edifício é privado, sem moradias sociais nem envolvimento em "tratamento de insalubridade", afirmou a prefeita de Paris, Anne Hidalgo.

Este foi o incêndio mais grave em Paris desde 2005, quando uma série de incidentes em prédios antigos deixaram quase 50 mortos na capital francesa.

kap-pta-mc/app/fp

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos