Topo

Áustria e Alemanha recebem imigrantes expulsos da Hungria

04/09/2015 22h46

Viena, 5 Set 2015 (AFP) - Áustria e Alemanha aceitaram receber os milhares de imigrantes que estão na Hungria, e o primeiro de vários ônibus já chegou à fronteira austríaca, anunciou neste sábado a agência oficial húngara MTI.

A decisão de receber os imigrantes, motivada pela "atual situação de emergência na fronteira húngara", foi informada ao premiê húngaro, Viktor Orban, pelo chanceler austríaco, Werner Faymann, "de comum acordo" com a chanceler alemã, Angela Merkel.

O governo húngaro decidiu mobilizar uma centena de ônibus para conduzir os imigrantes até a fonteira austríaca e o primeiro destes coletivos - fretados pelas autoridades - chegou ao posto de passagem de Hegyeshalom-Nickelsdorf na manhã deste sábado.

O ônibus conduzia cerca de 50 imigrantes recolhidos na estrada quando caminhavam em direção à fronteira.

A partir da 01H40 local (20H40 Brasília), dezenas ônibus começaram a sair da estação Budapeste-Keleti levando imigrantes para a fronteira, informou a MTI.

Muitos imigrantes na estação desconfiavam do destino final dos ônibus e questionavam se iriam "para a fronteira ou para um campo" de refugiados.

"Não fiquei tranquilo ao partir da estação Keleti", disse Mohammed, um sírio de 26 anos de Damasco. "Depois relaxei ao ver o rio Danúbio pela janela. Tinha ouvido falar mais nunca tinha visto, é magnífico!"

Mudança de posturaDepois de dias de bloqueio, centenas de imigrantes que estavam na Hungria se rebelaram nesta sexta-feira e retomaram a marcha rumo à Europa ocidental.

Enquanto isso, a 2.000 km dali, em Kobane (Síria), Abdullah Kurdi, o pai do menino de três anos que morreu afogado em uma praia turca juntamente com o irmão e a mãe na tentativa de chegar à ilha grega de Kos, sepultou sua família.

O pai de Aylan segurou o corpo do filho nos braços antes de depositá-lo na sepultura, relatou uma testemunha.

A imagem do menino, encontrado morto em uma praia da Turquia, se transformou em um símbolo poderoso e controverso e em uma ferramenta formidável de pressão sobre os países da União Europeia, divididos sobre como enfrentar a pressão migratória.

A comoção despertada pela tragédia parece ter vencido as resistências do premiê britânico, David Cameron, criticado pela falta de envolvimento na crise dos imigrantes.

Em visita a Lisboa, Cameron anunciou nesta sexta que a Grã-Bretanha está disposta a receber "milhares de refugiados sírios adicionais". No último ano e meio, Londres acolheu 219 sírios.

"Diante da envergadura da crise e do sofrimento das pessoas, posso anunciar hoje que faremos mais, acolhendo milhares de refugiados sírios adicionais", afirmou.

Corredor ferroviárioEm Budapeste, que suspendeu os trens com destinos internacionais há quatro dias - particularmente para Áustria e Alemanha - mil imigrantes, entre os quais crianças e pessoas em cadeiras de rodas, deixaram à tarde a estação central para tentar chegar a pé na Áustria, distante 175 km.

Ao mesmo tempo, 300 imigrantes fugiram de um acampamento de acolhida em Roszke, perto da fronteira com a Sérvia, o que levou as autoridades a fechar parcialmente uma passagem fronteiriça localizada nos arredores, uma fronteira onde já foi erguida uma barreira.

A Hungria, um dos principais países de trânsito na Europa Central, se defronta com uma enxurrada de refugiados sem precedentes. Só na quinta-feira, segundo a ONU, chegaram ali 3.300 pessoas.

Em agosto, mais de 50 mil emigrantes chegaram ao país.

Esta situação levou o Parlamento a aprovar nesta sexta-feira, em caráter de urgência, um reforço das leis anti-imigração, propostas pelo governo de Viktor Orban, e decretar "estado de crise", uma disposição que concede maiores prerrogativas às autoridades.

A Hungria critica a decisão da Alemanha de não reenviar os refugiados sírios ao país-membro da UE aonde chegaram primeiro, como recomendam os acordos do bloco. Isto cria, segundo Budapeste, um efeito manada.

"A Europa deve parar de alimentar sonhos e esperanças irreais", disse o ministro húngaro de Relações Exteriores, Peter Szijjarto, ao chegar a Luxemburgo para uma reunião de dois dias com os colegas do bloco.

"As recriminações não vão ajudar para controlar este problema", disse o ministro alemão, Frank-Walter Steinmeier, que pediu o fim das "recriminações". "A Europa não tem direito a se dividir diante de semelhante desafio".

Perante esta situação, a República Tcheca e a Eslováquia propuseram abrir um corredor ferroviário para os refugiados sírios entre a Hungria e a Alemanha, se Budapeste e Berlim concordarem.

Os presidentes dos dois países se reuniram em Praga com seus colegas de Polônia e Hungria. Os quatro chefes de Estado reafirmaram sua oposição ao sistema obrigatório de distribuição por cotas dos solicitantes de asilo, proposto pela Comissão Europeia.

Duzentos mil refugiadosA UE, em particular os países da costa meridional do bloco, enfrentam uma pressão migratória sem precedentes. Desde o começo do ano, mais de 350 mil pessoas cruzaram o Mediterrâneo, e mais de 2.600 morreram tentando chegar por mar à Europa, segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Esta situação, a pressão migratória que sobrecarrega as infra-estruturas de acolhida e os dramas sucessivos que se repetem há meses, levaram a Comissão Europeia a propor a distribuição compulsória de solicitantes de asilo, recebida com opiniões contraditórias pelos 28 integrantes do bloco.

Na próxima semana, haverá novas propostas para que a distribuição dos solicitantes de asilo chegue a 120 mil pessoas. Em julho, os 28 só aceitaram uma distribuição voluntária de demandantes, sem um mecanismo permanente, e propuseram um total de 32 mil vagas.

A ONU voltou a pressionar nesta sexta-feira os europeus, ao pedir a distribuição obrigatória de pelo menos 200 mil demandantes de asilo entre os 28 membros da UE.

Por outro lado, a OIM anunciou que pelo menos 30 pessoas que zarparam da Líbia estão desaparecidas no Mediterrâneo depois que o bote inflável com 120 a 140 pessoas a bordo naufragou. A guarda costeira italiana resgatou 91 pessoas.

Em outro incidente, uma lancha, também da guarda costeira italiana, socorreu uma embarcação em dificuldades com 106 pessoas a bordo.