Pelo menos 47 mortos em batalha entre rebeldes no norte da Síria

Beirute, 5 Set 2015 (AFP) - Pelo menos 47 combatentes foram mortos em uma batalha entre o grupo jihadista Estado Islâmico (EI) e outros rebeldes pelo controle do território no norte da Síria - informou neste sábado uma ONG síria.

Vinte islamitas e outros rebeldes de diversas facções foram mortos na sexta-feira em confrontos na província de Aleppo, além de 27 jihadistas do EI, segundo o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH), com sede na Inglaterra.

Os combates ficaram centrados na cidade de Marea, um reduto rebelde que o Estado Islâmico tenta conquistar há meses.

O Observatório disse que a luta continuou ao redor da cidade e em várias aldeias na área.

Marea é uma das cidades mais importantes nas mãos dos rebeldes na província de Aleppo, e está em uma importante rota de abastecimento que conduz à fronteira com a Turquia.

O EI está há meses tentando tomar a cidade, como parte de uma estratégia para expandir para o oeste o território que já controla na província de Aleppo.

Na semana passada, os rebeldes jihadistas tomaram outras cinco aldeias em torno de Marea, e foram acusados de usar agentes químicos em seus ataques, provavelmente gás mostarda.

O EI continua a progredir bem, apesar do acordo entre a Turquia e os Estados Unidos para ajudar na criação de uma zona livre de jihadistas na província do norte de Aleppo.

O Pentágono disse que nos últimos dias, a coligação sob comando dos Estados Unidos fez vários ataques aéreos contra o grupo ultrarradical perto Marea.

Mais de 240.000 pessoas morreram na Síria desde o início do conflito em março de 2011.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos