Topo

FAB avalia fechamento parcial do Santos Dumont nas Olimpíadas

No Rio

09/09/2015 19h38

O aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, poderá ser parcialmente fechado durante as competições de vela dos Jogos Olímpicos 2016, anunciou o porta-voz da FAB, nesta quarta-feira (9), esclarecendo que a instituição ainda estuda essa possibilidade.

"Esse tema ainda está sendo discutido, de um horário específico para que, quando a competição de vela acontecer, não haja esse problema, natural. O [aeroporto de voo doméstico] Santos Dumont não ficará fechado o dia todo, mas por um período", durante os dez dias de competição, declarou à imprensa o coronel André Ferreira Grandis, da FAB, antecipando que o fechamento pode ser de quatro a cinco horas por dia.

A FAB esclareceu depois à AFP que o "assunto ainda está sendo discutido com as autoridades envolvidas no planejamento do evento", razão pela qual ainda "não confirma o fechamento do tráfego aéreo" neste aeroporto durante o evento.

Os voos de rotas nacionais passam sobre a baía de Guanabara, onde ocorrerá a prova. A medida, segundo Grandis, seria tomada para "não atrapalhar" o evento, e não uma questão de segurança.

A regata olímpica acontecerá de 8 a 18 de agosto de 2016 na Marina da Glória, ao lado do aeroporto. Os atletas disseram que o sobrevoo dos aviões pode afetar sua performance na água. Além disso, o fechamento do espaço aéreo permitirá que helicópteros usados na cobertura da imprensa possam transmitir as provas.

Em agosto, companhias aéreas brasileiras estimaram que esse fechamento parcial pode levar ao cancelamento de 104 voos e afetar mais de 150.000 passageiros. A FAB também fechará o espaço aéreo sobre o estádio Maracanã, durante as cerimônias de abertura e de encerramento dos Jogos Olímpicos, em 8 e 21 de agosto, assim como sobre outras zonas de competição.

O coronel Grandis acredita que o fluxo de voos será "tranquilo" e que "os passageiros não terão problemas com a restrição do tráfego".