México extradita aos EUA 'La Barbie' e outros 12 traficantes

Na Cidade do México

  • Alexandre Meneghini/AP - 31.ago.2010

    Em foto de agosto de 2010, Edgar Valdez Villarreal, traficante conhecido como "La Barbie", é escoltado pela Polícia Federal mexicana

    Em foto de agosto de 2010, Edgar Valdez Villarreal, traficante conhecido como "La Barbie", é escoltado pela Polícia Federal mexicana

O México extraditou aos Estados Unidos 13 supostos criminosos, entre eles Edgar Valdez Villareal, conhecido como "La Barbie", e Jorge Costilla, apelidado de "El Coss", procurados pela justiça americana, informou nesta quarta-feira (30) a Procuradoria Geral mexicana.

A Procuradoria "ordenou a extradição de 13 indivíduos (...) a partir dos pedidos formulados por diversas cortes federais e regionais (...) dos Estados Unidos", disse à imprensa Tomás Zerón, diretor da Agência de Investigação Criminal (ACI) da Procuradoria.

Entre os extraditados também está o americano Jean Baptiste Kingery, um dos fornecedores de armas para o poderoso Cartel de Sinaloa e procurado por um tribunal do Arizona por formação de quadrilha e contrabando de armas.

Valdez Villareal foi detido em 30 de agosto de 2010, sob a acusação de tráfico de maconha e cocaína, lavagem de dinheiro e participação no cartel dos irmãos Beltrán Leyva. "La Barbie" era requisitado por um tribunal da Louisiana.

Costilla, detido em setembro de 2012 e considerado um dos líderes do Cartel do Golfo, é um dos mais procurados pelo FBI e requerido por um tribunal do sul do Texas por tráfico de maconha, cocaína e lavagem de dinheiro.

"Os extraditados foram entregues às agências correspondentes dos Estados Unidos para seu traslado por via aérea", informou Zerón.

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos