Netanyahu: Israel trava luta até a morte contra terrorismo palestino

Jerusalém, 4 Out 2015 (AFP) - O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, declarou neste domingo que seu país está "travando uma luta até a morte contra o terrorismo palestino", e ordenou novas e duras medidas, após ataques que deixaram dois israelenses mortos em Jerusalém.

"Estas medidas incluem a demolição acelerada das casas dos terroristas", declarou, em uma mensagem de vídeo publicada pelo site de notícias israelense na internet Ynet.

Netanyahu chamou seus ministros da Defesa e da Segurança Interior e outros altos funcionários de segurança imediatamente depois de aterrissar em Israel o avião que o trazia de volta de Nova York após ter discursado na Assembleia Geral da ONU.

O primeiro-ministro instruiu sobre medidas "para prevenir o terrorismo, assim como para dissuadir e punir os agressores".

Entre outras medidas, encontra-se a de ampliar o recurso da tão polêmica prisão administrativa (sem julgamento) de suspeitos de "terrorismo", assim como a de aumentar os oficiais das forças de segurança em Jerusalém e na Cisjordânia ocupada.

Também prevê manter afastados "incitadores" (não determinados) da Esplanada das Mesquitas (Monte do Templo para os judeus).

Neste domingo, a polícia tomou a medida de fechar a Cidade Velha de Jerusalém aos palestinos, após os ataques do sábado na parte antiga da cidade, em um dos quais um palestino matou dois israelenses e feriu uma criança. Na manhã deste domingo, um adolescente israelense também foi ferido.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos