Conversas para segurança aérea sobre Síria estancadas, segundo Carter

Base aérea de Morón, España, 6 Out 2015 (AFP) - Os esforços dos Estados Unidos para trabalhar com a Rússia para tornar mais seguro o trabalho dos pilotos de ambos os países que voam sobre a Síria estão estancados, afirmou o chefe do Pentágono, Ashton Carter, nesta terça-feira.

Oficiais americanos conversaram na semana passada - a pedido da Rússia - com o objetivo de estabelecer medidas para impedir que os aviões dos dois países estejam no mesmo lugar ao mesmo tempo.

Estas conversas ocorreram depois que a Rússia começou a bombardear os opositores ao regime de Bashar al-Assad.

Mas desde então, e apesar da violação do espaço aéreo turco por caças russos no último fim de semana, Moscou não voltou a falar com Washington, apesar dos pedidos americanos, para evitar erros.

"Estamos esperando pelos russos. Eles nos devem uma resposta", disse Carter na base aérea de Morón de la Frontera, no sul da Espanha.

"Estas conversas começaram em primeiro lugar por iniciativa deles, centradas nas condutas profissionais. O que seria profissional é que seguissem com o que pediram e não o fizeram", lembrou.

A entrada de caças russos no espaço aéreo turco, segundo Ancara, levará Washington a se mostrar mais firme ante Moscou, disse Carter sem fornecer maiores detalhes.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos