Estado Islâmico têm operação de propaganda "incomparável", diz relatório
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AP Photo/Militant Website/Arquivo
O grupo Estado Islâmico (EI) criou um "califado virtual" na internet, resultado de uma máquina de propaganda muito eficiente, garante em um relatório o grupo de reflexão britânico Quilliam, especializado na desradicalização. E o foco não é exatamente expor as atrocidades da organização, mas ressaltar as conquistas e a vida no califado.
O resultado da pesquisa surpreende: 1.146 postagens na internet (principalmente através de redes sociais) foram registradas, mais de 38 por dia, sejam fotos, vídeos, artigos ou gravações de áudio. "Esta operação de propaganda é incomparável", diz Haras Rafiq, diretor do Quilliam.
A tradução, a classificação e estudo destas postagens mostrou que, se a violência e os combates são amplamente documentados, mais da metade dos documentos do EI têm como objetivo descrever, de forma lisonjeira, a rotina diária nas regiões que o EI controla no Iraque e na Síria, para atrair voluntários em todo o mundo.
As imagens de ultra-violência ainda estão presentes, mas agora parecem especialmente concebidas para "intimidar a população, para desencorajar a rebelião e dissidência", acrescenta o relatório.
"A quantidade, qualidade e variedade da propaganda do Estado Islâmico apenas nesse mês excede em muito a quantidade, qualidade e variedade das tentativas por parte do Estado e grupos em uma tentativa de combatê-lo", afirma o relatório.
Para a investigação, publicada nesta terça-feira, uma equipe liderada pelo pesquisador Charlie Winter, da Fundação Quilliam, registrou, de 17 de julho a 15 de agosto, tudo o que EI publicou online por meio de suas unidades de produção e de comunicação.
"O grupo tem equipes dedicadas que, da África Ocidental até o Afeganistão, trabalham incansavelmente dia e noite na produção e divulgação da marca 'califado'", prossegue.