EUA afirmam que mísseis russos rumo à Síria caíram no Irã; Moscou desmente

Em Washington

Quatro mísseis de cruzeiro lançados na quarta-feira (7) pela Rússia em direção à Síria atingiram o Irã, declarou nesta quinta-feira (8) um funcionário americano, uma informação contestada por Moscou.

"Quatro mísseis russos caíram ontem [quarta-feira] no Irã", disse a fonte à AFP, ao confirmar uma informação fornecida pela rede CNN.

A fonte não forneceu detalhes sobre as áreas atingidas no Irã, país aliado da Rússia em defesa do regime de Bashar al-Assad, nem sobre quaisquer danos causados pelos mísseis.

A autoridade também não quis especificar exatamente o nome do míssil de cruzeiro utilizado.

A Rússia imediatamente negou a queda dos mísseis no Irã.

"Qualquer profissional sabe que, durante essas operações, nós sempre definimos o alvo antes e depois do impacto: todos os nossos mísseis disparados a partir de nossos cruzeiros atingiram seus alvos", afirmou em um comunicado o porta-voz do ministério russo da Defesa, o general Igor Konachenkov.

"É um fato. Senão, isto significaria dizer que os alvos do Estado Islâmico distantes uns dos outros teriam explodido sozinhos", acrescentou.

Na quarta-feira, o ministério da Defesa russo publicou em seu site um infográfico mostrando a trajetória dos mísseis disparados (26, de acordo com ele), a cerca de 1.500 km de distância, sobrevoando o Irã e o Iraque antes de cair na Síria, evitando assim o espaço aéreo da Turquia e do Azerbaijão.

A Rússia, que realiza bombardeios desde 30 de setembro na Síria, apoia uma ampla ofensiva lançada pelo Exército do regime em várias frentes de combates no país.

O Hezbollah libanês, apoiado por Teerã, também está envolvido nos combates ao lado do exército sírio.

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Ashton Carter, lamentou nesta quinta-feira que os russos tenham disparado "mísseis de cruzeiro de um navio a partir do Mar Cáspio sem aviso prévio".

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos