Oposição protesta com gás lacrimogêneo no Parlamento de Kosovo

Em Pristina

Duas deputadas kosovares desmaiaram nesta quinta-feira (8), depois que membros da oposição lançaram gás lacrimogêneo no Parlamento para protestar contra a adoção de um acordo para a normalização das relações entre Kosovo e a Sérvia. As duas foram levadas para o hospital.

O dispositivo usado não foi identificado, mas, segundo o jornalista da AFP no local, deputados colocaram na frente da tribuna duas pequenas caixas de onde, rapidamente, o gás lacrimogêneo começou a se espalhar pela sala.

O representante especial da UE para o Kosovo, Samuel Zbogar, estava na sala no momento da confusão.

Os deputados da oposição tentaram forçar a interrupção dos trabalhos, assobiando e jogando ovos nos membros da coalizão governista.

Depois disso, o governo denunciou, em uma nota, um "comportamento violento", que "ultrapassou todos os limites do comportamento democrático".

Washington e Londres condenaram duramente o episódio.

Em um comunicado, a embaixada dos Estados Unidos em Pristina considerou que os autores "zombam de uma das mais importantes instituições democráticas do Kosovo". Já a embaixada da Grã-Bretanha em Pristina disse estar "chocada" com o incidente.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos