Topo

Presidente da VW nos EUA diz que soube em setembro de carros adulterados

08/10/2015 20h23

Washington, 8 Out 2015 (AFP) - O presidente da Volkswagen na América do Norte, Michel Horn, declarou nesta quinta-feira que no início de setembro ficou sabendo dos programas usados para falsear as emissões de gases poluentes dos automóveis da montadora.

Michael Horn, presidente e CEO da Vokswagen Group of America, disse a um comitê do Congresso que não tem nada que ver com este sistema e que ignorava até o início de setembro que, durante anos, os carros tinham um programa para driblar os controles anti-poluição.

Também disse que a Volkswagen não planejava substituir o quase meio milhão de automóveis que foram equipados com este software fraudulento. Mas afirmou que levará mais de um ano para reparar a maioria deles, porque isso implica mais do que um simples ajuste de programação.

Submetido a um duro interrogatório de parte de um subcomitê do Comitê de Energia da Casa de Representantes, Horn se distanciou do escândalo que pesa sobre a maior fabricante automotiva do mundo.

O executivo disse que soube no começo de 2014 que as emissões de automóveis a diesel fabricados pela VW não se ajustavam às normas dos Estados Unidos, mas acrescentou que se inteirou do software fraudulento "poucos dias antes" de uma reunião no dia 3 de setembro entre a empresa e os reguladores americanos.

"Não haviam me contado na época, nem eu tinha qualquer razão para suspeitar ou acreditar que nossos carros tinham esse sistema", afirmou.

"Naquele momento, eu não tinha conhecimento do que era um dispositivo enganoso. E também não tinha ideia de que isso poderia estar em nossos automóveis", acrescentou.

- Quebra da confiança -Horn é o primeiro executivo do fabricante alemão que comparece diante do Congresso americano para dar explicações sobre este escândalo que ameaça a Volkswagen com bilhões de dólares em multas nos Estados Unidos e, provavelmente, também com processos criminais.

A companhia foi duramente criticada pelos legisladores no início da audiência.

"A confiança ajudou a construir a Volkswagen porque acreditávamos que a companhia dava prioridade a seus consumidores", disse o diretor do comitê, Tim Murphy. "O que a empresa representa uma quebra fundamental da confiança do público", acrescentou.

O executivo disse que a Volkswagen deve informar o que aconteceu, quem esteve envolvido e por que essas medidas foram tomadas. "Isso foi feito deliberadamente para enganar os reguladores do governo (americano)?", questionou.

O congressista Peter Welch disse que a companhia é "o Lance Armstrong da indústria automobilística", referindo-se ao campeão de ciclismo que depois se viu em meio a um escândalo por doping.

Argumentando que as concessionárias dos Estados Unidos agora são reféns de carros que não podem ser vendidos, os legisladores perguntaram a Horn se a companhia pretende substituí-los.

"Não. Nosso plano não é recomprar os estoques. Nosso plano é consertar os automóveis", respondeu Horn.

Disse que ajustarão o software dos veículos dos modelos mais recentes, em um processo que será concluído até meados de 2016. No entanto, para 430.000 carros, serão necessários mais reparos, que durarão mais de um ano.

O escândalo veio à tona no dia 18 de setembro, quando se soube que meio milhão de automóveis a diesel da empresa foram equipados com um sistema para driblar os controles anti-poluição.