Cidade americana pagará US$ 6,5 mi a família de negro morto por policial

Em Washington

  • S.C. LAW ENFORCEMENT DIVISION/EPA

A cidade americana de North Charleston, Carolina do Sul (sudeste), anunciou que vai pagar uma indenização de US$ 6,5 milhões para a família de um homem negro morto em abril depois de receber cinco tiros de um policial branco.

Em nota, o prefeito Keith Summey informou que se trata de uma iniciativa negociada de forma independente da justiça penal pela morte de Walter Scott. Summey acrescentou que esta decisão era "um passo na direção certa".

O policial que matou Scott, Michael Slager, foi preso três dias após o episódio, e posteriormente excluído da força policial, em um gesto extremamente raro nos Estados Unidos.

Em um vídeo gravado por um vizinho, Scott, 50, é abordado pelo agente Slager. Ante uma tentativa de fuga de Scott, Slager atira oito vezes nas costas da vítima, atingindo cinco balas.

O assassinato de Scott provocou manifestações em todo o país.

O caso é mais um de uma série de incidentes violentos envolvendo policiais brancos americanos, e ilustra o uso abusivo da força contra cidadãos negros, como no caso do assassinato em 2014 de Michael Brown, de 18 anos, na cidade de Ferguson, que também provocou grandes protestos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos