Coreia do Norte diz estar pronta para guerra com os EUA

Em Pyongyang

A Coreia do Norte está preparada para enfrentar uma eventual ameaça dos Estados Unidos, afirmou neste sábado (10) o líder Kim Jong-un, durante um espetacular desfile militar por ocasião do 70º aniversário do partido único.

Milhares de soldados marcharam em passo de ganso pela praça Kim Il-sung de Pyongyang.

Com terno escuro, o líder norte-coreano recebeu a saudação do comandante da guarda de honra e passou em revista os milhares de soldados.

"Hoje, nosso partido proclama com determinação que nossas forças armadas revolucionárias são capazes de enfrentar qualquer guerra provocada pelos Estados Unidos, e que estamos preparados para proteger nosso povo e o céu azul de nossa pátria", afirmou o líder norte-coreano.

O desfile era uma homenagem ao partido único de inspiração marxista-leninista que reina com três gerações de uma mesma família, considerada a única dinastia comunista da História deste país, um dos mais fechados do mundo.

"O Partido dos Trabalhadores da Coreia é um partido invencível que forma um todo com o povo", acrescentou o líder norte-coreano em um discurso de 30 minutos, interrompido por salvas de palmas de dezenas de milhares de pessoas.

Não poupou elogios aos norte-coreanos, classificando-os de fonte do milagre que permitiu que o país se transformasse em um "poderoso Estado socialista, independente e autônomo em matéria de defesa".

Tanques, outros veículos blindados e mísseis de longo alcance participaram do desfile. Os observadores estavam à procura de qualquer novo equipamento que constitua um sinal de avanço no programa militar norte-coreano.

"Viva o partido invencível dos trabalhadores da Coreia!", era a frase de uma bandeira presa na praça, que leva o nome do avô do líder norte-coreano.

Os edifícios das imediações estavam adornados com bandeiras do partido comunista (uma foice e um martelo sobre um fundo vermelho) e com a norte-coreana (azul, branca e vermelha).

Um mar de cores lotava a praça, com homens e mulheres agitando bandeiras e flores, apesar do dia chuvoso.

Armas nucleares

O número um norte-coreano havia prestado homenagem a sua linhagem ao se dirigir na sexta-feira à meia-noite ao palácio do Sol Kumsusan, transformado em mausoléu para seu pai e seu avô Kim Il-sung, fundador da Coreia do Norte.

São provavelmente os festejos mais caras desde que Kim Jong-un tomou as rédeas do poder após o falecimento de seu pai Kim Jong-il, em 2011.

Segundo os pesquisadores do Instituto americano-coreano da universidade John Hopkins, as imagens de satélite mostrando os preparativos do desfile, feitas quatro dias antes, já apontavam que seria um dos mais espetaculares da história norte-coreana.

Estes desfiles, ocasião na qual a Coreia do Norte abre as portas à imprensa estrangeira, cujos movimentos estão restritos, têm diversos objetivos.

Para o interior do país é uma demonstração de orgulho nacional e de fervor patriótico destinado a apoiar o líder supremo.

Para o exterior trata-se de demonstrar sua força e o pouco caso que faz do que o mundo pensa sobre seus programas nucleares e seus mísseis.

Pyongyang realizou três testes nucleares, em outubro de 2006, em maio de 2009 e em fevereiro de 2013, e ameaçou realizar outro no âmbito de um programa de armas nucleares e mísseis que o país prosseguiu, apesar das sanções internacionais.

Um estudo publicado nesta semana pelo Instituto para a ciência e a Segurança Internacional, com sede nos Estados Unidos, estima que a Coreia do Norte possuía entre 10 e 16 armas nucleares no fim de 2014.

Sinal do isolamento do país, o único líder estrangeiro presente nas festividades era Liu Yunshan, membro do governo da China, aliado de Pyongyang.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos