Topo

Morrem 300 ursos na Flórida após polêmica temporada de caça

Em Miami

26/10/2015 18h49

A temporada de caça para os ursos pretos, que foi reaberta há 21 anos em meio a uma polêmica na Flórida (sudeste dos Estados Unidos), terminou em apenas 48 horas com a morte de 300 plantígrados, informaram as autoridades locais.

"A caça de ursos 2015 terminou oficialmente", anunciou neste domingo (25) à noite a Comissão de Conservação da Fauna da Flórida (FWC, em inglês) em comunicado.

Os caçadores se aproximaram da cota estabelecida de 320 exemplares, para uma população de ursos estimada em 3.000 no estado, muito mais rápido do que os sete dias previstos inicialmente pela FWC.

A reserva dos caçadores --provenientes principalmente do norte do Estado-- "ajudará a estabilizar o crescimento da população e, também, manter um número adequado de ursos", prosseguiu a FWC.

Mas os defensores dos animais criticaram que a temporada de caça do plantígrado foi ativada precocemente. A caça foi aprovada apenas três anos após o estado retirar o urso preto da lista de espécies em perigo.

Ao todo, 3.778 caçadores tentaram a sorte para comprar licenças para a prática: foram arrecadados US$ 376,9 mil. O dinheiro será revertido sobretudo na melhoria da gestão dos resíduos, que significam um problema porque atraem os grandes mamíferos para as zonas povoadas.

A caça de ursos, que foi proibida em 1994, limitou-se este ano em uma presa por caçador e a condição de que o exemplar pese mais de 45kg, com a ideia de proteger os filhotes.

Há ursos em 41 dos 50 Estados dos Estados Unidos. Em 33 deles, onde a caça é permitida, a população é estável ou aumenta, garantiu a FWC.