Topo

Terremoto de 6,8 graus afeta o norte e centro do Chile

De Santiago

07/11/2015 08h16

Santiago, 7 Nov 2015 (AFP) - Um terremoto de 6,8 graus de magnitude afetou na madrugada deste sábado as regiões norte e central do Chile, informaram o Escritório Nacional de Emergências (Onemi) e o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS), sem o registro de vítimas ou grandes danos, segundo as autoridades.

O tremor aconteceu às 4H31 locais (5h31 de Brasília), com epicentro 17 km ao oeste de Punitaqui, na região de Coquimbo (norte), informou o Centro Sismológico Nacional, área que foi epicentro de um terremoto em 16 de setembro.

O Onemi decretou estado de precaução por probabilidade de um "tsunami menor" na costa do Chile, mas cancelou a medida poucos minutos depois.

Vários tremores secundários foram registrados nos minutos posteriores ao terremoto.

O Onemi informou que "não foram reportados danos a pessoas, alteração dos serviços básicos ou de infraestrutura produto do terremoto".

O único problema detectado foi a interrupção do fornecimento de energia elétrica em vários pontos da região de Coquimbo.

O terremoto de 8,3 graus e o posterior maremoto de setembro deixaram 15 mortos e mais de 16.000 desabrigados.

Em fevereiro de 2010, um terremoto de 8,8 graus, seguido por um tsunami, deixou mais de 500 mortos e desaparecidos no sul do país. Os danos chegaram a 30 bilhões de dólares.