Topo

Ativistas indianos exigem que a rainha Elizabeth 2ª devolva diamante Koh-i-Noor

Coroa com o diamante indiano Koh-i-noor  - Royal Collection/Reprodução
Coroa com o diamante indiano Koh-i-noor Imagem: Royal Collection/Reprodução

Em Londres

09/11/2015 16h54

Um grupo de personalidades indianas pedirá na Justiça britânica a devolução do fabuloso diamante Koh-i-Noor, uma lendária gema de 105 quilates, presenteada pela Companhia das Índias Orientais britânica à rainha Victoria.

A imprensa britânica repercutiu o apelo, que coincide com a visita a Londres do premiê indiano, Narendra Modi. Ele se reunirá com a rainha Elizabeth 2ª esta semana e, segundo o jornal "The Times", o diamante não estará na pauta do encontro.

"O Koh-i-Noor não é apenas uma pedra preciosa de 105 quilates, é uma parte da nossa história e da nossa cultura e não há dúvidas de que deveria ser restituído", explicou a atriz Bhumicka Singh.

A Companhia das Índias Orientais adquiriu o Koh-i-Noor durante a conquista do Punjab e o deu de presente à rainha Victoria em 1851, quando ela era imperatriz da Índia. Em 1937, foi incrustado em uma coroa da rainha-mãe Elizabeth, de quem a atual monarca é filha, para a coroação do seu marido, George VI.

Nem o Palácio de Buckingham, nem o escritório de advogados à frente da ação quiseram fazer comentários à AFP.

O premiê britânico, David Cameron, visitou a Índia em duas ocasiões e descartou devolver o diamante: "se disséssemos sim uma vez, rapidamente ficaríamos com o Museu Britânico vazio", declarou, segundo o "The Times".