Eslovênia instala cerca de arame farpado na fronteira com a Croácia

Em Gibina

  • Antonio Bronic/Reuters

A Eslovênia iniciou nesta quarta-feira (11) a instalação de uma cerca de arame farpado na fronteira com a Croácia, um dia depois de ter anunciado a adoção de "obstáculos técnicos" para controlar de maneira mais eficiente a chegada de migrantes.

As autoridades eslovenas justificam a medida com a previsão de chegada de 30.000 pessoas nos próximos dias. As fronteiras do pequeno país de dois milhões de habitantes "continuarão abertas", afirmou, no entanto, o primeiro-ministro Miro Cerar.

O exército está mobilizado nos campos da região de fronteira de Gibina (nordeste), onde instala o arame farpado de pouca altura, constatou um fotógrafo da AFP.

Segundo a imprensa eslovena, a cena se repete em outros pontos dos quase 670 km de fronteira entre os dois países de trânsito para os migrantes que desejam entrar no norte da Europa.

O arame farpado também está sendo colocado mais ao sul, na região de Brezice, um dos principais pontos de passagem da fronteira, atravessado por mais de 171.000 migrantes desde meados de outubro. As autoridades limitaram o acesso da imprensa ao local.

A Eslovênia é o principal país de entrada dos migrantes no espaço Schengen desde que a Hungria fechou a fronteira com a Croácia em outubro.

A gestão da crise migratória é o tema central de uma reunião entre os dirigentes dos 28 Estados membros da UE e de 35 países africanos que acontece até quinta-feira em Malta.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos