Topo

Mariana: temor de ruptura de nova barragem força retirada de moradores (oficial)

11/11/2015 15h14

Mariana, Brasil, 11 Nov 2015 (AFP) - O temor de rompimento de uma terceira barragem de contenção de rejeitos da mineradora Samarco, após a gigantesca enxurrada que soterrou o distrito de Bento Rodrigues, forçou a evacuação, nesta quarta-feira, de mais famílias da região, informou o governo do estado de Minas Gerais.

"Há uma realocação das famílias para dar-lhes mais segurança", enquanto a Samarco realiza operações na barragem de Germano, perto da cidade de Mariana, vizinha a Bento Rodrigues, disse à AFP um porta-voz do governo do estado.

Na quinta-feira passada, duas barragens de contenção da mineradora se romperam, provocando uma avalanche de lama e rejeitos de mineração que arrasou Bento Rodrigues, com um saldo de oito mortos e vários desaparecidos, segundo o mais recente balanço dos bombeiros.

O presidente de Samarco, Ricardo Vescovi, afirmou que há bombeiros reparando uma das paredes da barragem de Germano.

"As estruturas estão sendo estabilizadas, mas é preciso reforçar a segurança de uma das paredes. Isso está sendo realizado com o apoio dos bombeiros para garantir a segurança das pessoas", afirmou Vescovi, citado pelo jornal Estado de Minas.

"Estamos monitorando. Instalamos radares. Identificamos a necessidade de reparos", acrescentou Vescovi em coletiva conjunta com os presidentes da anglo-australiana BHP Billiton e brasileira Vale, donas em partes iguais da Samarco.