John Kerry volta à Europa com agenda variada: da COP 21 à Grécia

Washington, 24 Nov 2015 (AFP) - O secretário de Estado americano, John Kerry, parte neste domingo em uma nova viagem à Europa, onde participará da COP21 em Paris, seguirá para uma reunião da Otan em Bruxelas, e visitará Kosovo, na Sérvia, Chipre e Grécia, segundo o departamento de Estado.

O chefe da diplomacia americana estará na segunda-feira, em Paris, acompanhando o presidente Barack Obama na abertura da conferência internacional sobre mudanças climáticas. Kerry é um firme defensor de um acordo mundial contra o aquecimento global.

Em seguida, é aguardado em Bruxelas em 1º de dezembro para uma reunião de ministros das Relações Exteriores dos países-membro da Otan.

No dia seguinte, Kerry irá a Pristina, capital do Kosovo, onde o governo americano - sobretudo o ex-presidente Bill Clinton e sua esposa, Hillary - é muito popular desde a intervenção da Otan, em 1999.

O secretário de Estado americano viajará em 3 de dezembro para Belgrado, na vizinha Sérvia, para assistir uma reunião da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE).

Será a primeira vez que Kerry, em sua condição de chefe da diplomacia americana, irá aos Bálcãs três anos depois da visita de sua antecessora, Hillary Clinton, nesta região, onde vários países batem às portas da Otan e da União Europeia.

Kerry é aguardado em seguida no Chipre para falar com dirigentes greco-cipriotas e turco-cipriotas. Washington pede regularmente um acordo no conflito entre as duas comunidades deste dividido país-membro da UE desde 1974.

Finalmente, o secretário de Estado encerrará sua visita a Grécia em 4 de dezembro, uma viagem também inédita para ele, para abordar a crise dos migrantes que chegam dos países do Oriente Médio em guerra e as reformas econômicas implementadas por Atenas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos