Tunísia declara estado de emergência e toque de recolher após ataque

Túnis, Tunísia, 24 Nov 2015 (AFP) - O presidente tunisiano, Béji Caïd Essebsi, declarou estado de emergência no país e toque de recolher na região metropolitana de Túnis, nesta terça-feira, depois do atentado a um ônibus da guarda presidencial.

O atentado deixou pelo menos 12 mortos, e outras 20 pessoas ficaram feridas.

"Em vista desse acontecimento doloroso, dessa grande tragédia (...) eu proclamo estado de urgência por 30 dias, nos termos da lei, e toque de recolher na região metropolitana de Túnis, a partir das 21h (horário local) e até as 5h (horário local)", declarou o chefe de Estado em um breve pronunciamento em rede nacional.

O porta-voz da Presidência, Moez Sinaui, disse à AFP que o toque de recolher será mantido "até nova ordem".

As autoridades classificaram o episódio como "atentado".

O primeiro-ministro tunisiano, Habib Essid, e o ministro do Interior, Najem Gharsallim, dirigiram-se para o local da tragédia.

A segurança foi reforçada na avenida Habib Burguiba, nos arredores do local da deflagração e endereço do Ministério do Interior.

De Washington, o presidente francês, François Hollande, condenou hoje "nos mais duros termos" o "covarde" atentado, de acordo com nota divulgada pelo Palácio do Eliseu.

"Em Túnis, assim como em Paris, é o mesmo combate para a democracia contra o obscurantismo", ressalta Hollande.

"A França está, mais do que nunca, ao lado da Tunísia, de suas autoridades e de suas forças de segurança, nesses momentos dolorosos", completou o comunicado.

Em entrevista ao Canal+, transmitida nesta terça à noite, o primeiro-ministro francês, Manuel Valls, também reagiu ao ataque, destacando que "todas as democracias são alvo do terrorismo".

"A democracia tunisiana é, de novo, atacada, motivo pelo qual temos de defender e compreender que todas as democracias são, hoje, alvo do terrorismo, qualquer que seja ele, e, sobretudo, do Daesh (acrônimo em árabe do Estado Islâmico)", declarou Valls.

"Por que atacam a Tunísia? Porque é um exemplo, é uma Primaverá Árabe bem-sucedida, graças à juventude e ao povo tunisiano. É o contra-exemplo que alguns querem abater, então, é preciso apoiar essa democracia que enfrenta com muita coragem inúmeros desafios e, principalmente - o desafio terrorista", completou o premiê.

Pelo menos 12 pessoas morreram, e outras 16 ficaram feridas, na explosão de um ônibus da guarda presidencial tunisiana em Túnis, na tarde desta terça. De acordo com o porta-voz da Presidência, Moez Sinaoui, tratou-se de "um atentado".

Um funcionário do Ministério do Interior disse à AFP que a deflagração aconteceu perto de uma das principais vias da capital.

O ônibus ficou quase todo carbonizado, perto da avenida Mohamed-V, nos arredores de um cruzamento que foi cercado. Várias ambulâncias, bombeiros e forças de segurança seguiram para o local.

"A maioria dos agentes que estavam no ônibus está morta", informou uma fonte de segurança.

Até o momento, o Ministério do Interior não divulgou o número de pessoas a bordo do veículo. Também não se sabe ainda a motivação do ataque.

A Tunísia foi alvo de vários ataques ao longo deste ano, entre eles dois sangrentos atentados contra o Museu do Bardo, em Túnis, em março passado, e contra um hotel perto de Sousse, no final de junho. Neste último, morreram pelo menos 60 pessoas.

kl-iba/gk/hj/tt/lr

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos