Imã suposto mentor de jihadistas condenado na França

Toulouse, França, 25 Nov 2015 (AFP) - Um imã salafista, suposto mentor de vários jihadistas franceses, foi condenado nesta quarta-feira a seis meses de prisão com sursis por posse ilegal de armas de fogo.

Olivier Corel, um francês de origem síria e com 69 anos, apelidado de "Emir Branco", foi detido na véspera no sudoeste da França e enviado ao tribunal de Foix com comparecimento imediato.

A sentença contra o salafista (uma corrente rigorosa do Islã) é acompanhada de um período de vigilância de dois anos, durante os quais deverá pedir autorização para sair da França.

A advogada de defesa denunciou o contexto do julgamento, menos de duas semanas depois dos atentados de Paris que deixaram 130 mortos e mais de 300 feridos.

Corel está na mira dos serviços franceses há vários anos.

Foi o susposto guia de Mohamed Merah, que, em 2012, matou três militares e quatro judeus - entre eles, três crianças - na região de Toulouse, antes de ser morto pela polícia.

Também é suspeito de influenciar o jihadista francês Fabien Clain, cuja voz foi identificada na mensagem de reivindicação dos atentados de Paris.

cor-rz/chv/bpi/at/js/jz/cn

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos