Topo

Obama chega a Paris 'otimista' sobre acordo climático

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o presidente da França, François Hollande, depositaram flores em frente ao teatro Bataclan, que foi alvo de um atentado terrorista em 13 de novembro. Obama chegou neste domingo a Paris para a Conferência Mundial do Clima da ONU (COP-21) - Evan Vucci/AP
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o presidente da França, François Hollande, depositaram flores em frente ao teatro Bataclan, que foi alvo de um atentado terrorista em 13 de novembro. Obama chegou neste domingo a Paris para a Conferência Mundial do Clima da ONU (COP-21) Imagem: Evan Vucci/AP

29/11/2015 21h22

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chegou a Paris na noite deste domingo mostrando otimismo sobre a possibilidade de se obter um grande acordo mundial sobre a mudança climática.

O avião presidencial - Air Force One - pousou por antes da meia-noite (21H00 Brasília) no Aeroporto de Orly, ao sul da capital francesa.

"Sou otimista sobre o que podemos realizar porque tenho visto os Estados Unidos obter progressos incríveis nestes últimos sete anos", escreveu Obama em seu Facebook ao tomar o avião em Washington.

Esta conferência é "a oportunidade de ser solidário com nosso aliado mais antigo, apenas duas semanas após os ataques selvagens cometidos lá".

Depois dos atentados de 13 de novembro, que deixaram 130 mortos na região de Paris, Obama foi o primeiro líder a confirmar sua participação na conferência sobre o clima.

"Também é uma oportunidade para o mundo de mostrar união e que não renunciaremos a construção de um futuro melhor para nossos filhos", disse Obama.

O objetivo da conferência de Paris é obter um pacto mundial para a redução das emissões dos gases do efeito estufa e limitar o aumento da temperatura a 2 graus centígrados em relação à era pré-industrial.

China e Estados Unidos são os dois principais emissores de gases do efeito estufa no planeta.