Luxemburgo deseja criar um 'G9', grupo de pequenos países europeus

Bruxelas, 1 dez 2015 (AFP) - O primeiro-ministro luxemburguês, Xavier Bettel, anunciou nesta terça-feira sua intenção de criar antes do próximo verão boreal um grupo de pequenos países europeus, um "G9", destinado a se fazerem ouvir pelo G7, que reúne os países mais industrializados do mundo.

O anúncio de Bettel foi feito durante uma coletiva de imprensa conjunta em Luxemburgo com seu homólogo japonês, Shinzo Abe, líder do país que assumirá a presidência do G7 (formado por Estados Unidos, Japão, Alemanha, França, Grã-Bretanha, Itália e Canadá) em janeiro.

O primeiro-ministro luxemburguês pretende organizar uma reunião do G9, um grupo de pequenos países. Segundo seu porta-voz, Bettel estaria pensando em San Marino, Liechtenstein, Mônaco, Islândia, Malta, Luxemburgo, Montenegro, Andorra e Chipre.

"Não sei se 'G' é uma boa letra. Em todo caso, convidei os chefes de governo dos países de menos de um milhão de habitantes a se reunirem em Luxemburgo antes das férias de verão (do hemisfério norte), já que frequentemente os 'G' se reúnem para tomar decisões, (enquanto) os menores não podem opinar", disse Bettel, cujo país ocupa a presidência semestral da União Europeia até o final do ano.

"Acho que é importante melhorar a coordenação entre os países menores e informei ao primeiro-ministro japonês minha intenção de criar, talvez o 'S', por 'small' (pequeno, em inglês), o 'L' de 'little' ou o 'G' de 'grupo', como queiram, para os nove países com menos de um milhão de habitantes no continente europeu, com o intuito de ter uma articulação com eles", insistiu.

"Necessitamos de uma coordenação melhor entre as decisões do G7 e os países pequenos. É importante que haja uma coordenação com os grandes", acrescentou.

"Informarei ao presidente do G7 sobre os resultados do meu G9", disse a seu homólogo japonês.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos