Topo

Espanha utiliza aviões para combater incêndios

27/12/2015 18h55

Madri, 27 dez 2015 (AFP) - A Espanha mobilizou neste domingo três aviões para combater os incêndios florestais que atingem regiões do norte e do centro do país, em meio a um inverno incomum, informou o governo.

O ministério da Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente revelou que três aviões anfíbios "de grande capacidade" foram enviados às regiões de Cantábria e Castela e Leão para combater as chamas nas localidades de Rasines, Los Tojos e San Juan de Gredos.

"Em Cantábria trabalham dois aviões anfíbios com capacidade de descarga de 5.500 litros, procedentes da base de Torrejón em Madrid, que colaboram com a Comunidade Autônoma no combate ao incêndio de Rasines (...) e na localidade de Los Tojos", informou o ministério.

Outro avião anfíbio, de mesma capacidade, foi enviado para lutar contra as chamas na localidade de San Juan de Gredos, em Ávila (Castela e Leão), segundo o ministério.

O governo regional de Cantábria disse que os bombeiros combatem 25 incêndios, enquanto o governo da vizinha região de Astúrias, no noroeste da Espanha, comunicou 16 incêndios ativos em seu território.

Um helicóptero que combatia as chamas em Astúrias caiu na quarta-feira, matando o piloto e único ocupante do aparelho.

Os incêndios florestais são incomuns em dezembro na Espanha, mas a falta de chuvas e um outono quente deixaram grande parte do país vulnerável aos incêndios.